Planejamento Estratégico
A Assessoria em Planejamento Estratégico é um processo que, alicerçado na missão, visão, princípios e valores da organização, define estratégias e indicadores de performance a serem adotados para se alcançar os objetivos e metas globais, departamentais e individuais, tendo em vista o ambiente externo e interno da organização. Isto é necessário para tornar a organização ágil e consistente em suas decisões e ações cotidianas nos níveis tático e operacional, evitando-se decisões equivocadas e muitas vezes onerosas.
Este processo consiste em informar, conscientizar e divulgar a todos os , funcionários e colaboradores o que a empresa deseja; aonde quer chegar; como; quando; quais os recursos estarão disponíveis; quais são as metas e indicares de performance tornando todos os envolvidos responsáveis diretos pelo resultado da empresa.
Esta Assessoria é direcionada para:
-
Elaboração ou Análise do Planejamento Estratégico e alinhamento de Missão, Visão, Valores e metas de acordo com a atividade do cliente.
-
Análise de S.W.O.T: análise de cenário ou análise de ambiente (interno e externo), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa.
-
Implementação do Gerenciamento Pelas Diretrizes: desdobramento de Metas com definição ou revisão dos indicadores de performance. Tem por objetivo o desdobramento das diretrizes anuais em metas e ações (medidas), a serem tomadas nos diversos níveis hierárquicos.
-
Implementação do Método PDCA (Plan, Do, Check, Action): visa garantir que as metas sejam alcançadas, capacitar as pessoas, elaborar e executar planos de ação, mensurar resultados com relação as metas, padronizar e avaliar.
Resultados Esperados da Assessoria em Planejamento Estratégico:
-
Posicionamento estratégico (missão, visão, valores, prioridades e objetivos)
-
Aproveitar melhor as oportunidades do mercado presente e futuro
-
Alinhamento de expectativas (acionistas, clientes, gestores, partes interessadas)
-
Reduzir os custos e aumentar estrategicamente os lucros
-
Permitir o crescimento sustentado;
-
Aumentar a lucratividade;
-
Reduzir as incertezas gerenciais;
-
Ampliar os resultados das áreas e dos profissionais;
-
Reduzir os custos operacionais;
-
Aumentar a produtividade geral da empresa.